Projetos

Profª Drª MÁRCIA ELISA TETÉ RAMOS

 Projeto de Extensão: PERFIL DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Realiza um levantamento sobre o perfil sócio-cultural do aluno do Ensino Médio noturno do Colégio de Aplicação, bem como sobre seus saberes históricos prévios, através de procedimentos do tipo etnográfico, no sentido de subsidiar o planejamento de práticas curriculares, em especial, no que se refere ao ensino de história. O referido perfil será registrado para compor um Banco de Dados que auxiliará a ação didático-pedagógica (metodologias e conteúdo escolares) não apenas de alunos-estagiários do curso de História, mas também de professores do próprio Colégio.

Profª Drª MARLENE CAINELLI

 Projeto de Pesquisa: EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A QUINTA SÉRIE (6º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL.  Tem como meta discutir o processo da aprendizagem da disciplina de história na perspectiva da educação histórica com o objetivo de perceber quais relações os alunos estabelecem com a ciência da História e com os procedimentos de construção do conhecimento histórico em sala de aula. É uma pesquisa empírica que busca além da observação de campo, a interferência no processo de aprendizagem da história ao dialogar com os alunos no espaço escolar sobre o conhecimento histórico aprendido em sala de aula. No desenvolvimento do projeto em questão trabalhamos com atividades que buscam desenvolver a capacidade do aluno em pensar e decidir sobre as evidências históricas que lhe são cotidianamente apresentadas na escola e na vida tendo como pressuposto que assimilam representações da realidade vivenciadas na família, na sociedade, nas mídias o que resultaria em suportes para o desenvolvimento do pensamento histórico. A pesquisa em Educação Histórica pressupõe uma reflexão sobre a natureza do conhecimento histórico tendo como objetivo investigar quais os sentidos que os jovens atribuem a história . (Barca, 2007). Nesse sentido a investigação que propomos busca acompanhar a trajetória de 10 alunos das séries iniciais no processo de transição para a quinta série(6ºano) do ensino fundamental. Os alunos foram selecionados a partir do projeto de pesquisa Educação histórica:iniciando crianças na arte do conhecimento histórico realizado na escola municipal Norman Prochet na cidade de Londrina- Paraná. O critério de seleção dos alunos deu-se a partir de diferentes características apresentadas pelos alunos no ambiente da sala de aula como: participação ativa nas atividades, falta de interesse durante os trabalhos, bom raciocínio interpretativo, dificuldade nos trabalhos com textos.